Toda a gente tem um herói... alguém que admira, mesmo que em segredo.
Ultimamente tem sido de mais, gente que grita e chora de emoção pelo finado Michael Jackson ou pelo Cristiano Ronaldo.
Eu também tenho um, não ganha rios de dinheiro nem viveu entre o luxo e os escandalos. É o meu irmão... e meu grande orgulho!
Ele sofreu na escola, como muita gente não sofre na vida! Ninguém sabia o que ele tinha, era muito inteligente, mas não conseguia atingir os objectivos mínimos. Uma professora disse à minha mãe "para o tirar dalí e o pôr na APPACDM porque ele é maluco" à frente dos colegas. Mas a minha mãe nunca desistiu!!! Ela é a minha heroína... mas se fosse eu tinha posto aquela mulher em tribunal.
Demorou 8 anos para completar a escola primária e porque no último ano mudou de escola. Os meus pais viraram o mundo de pantanas até encontrarem alguém que lhes deu um diagnóstico "DISLEXIA". O problema é que ninguém neste fim de mundo sabia lidar com esta realidade. Normalmente os miudos chegam aos 16 anos e vão trabalhar, problema resolvido!!!
Um dia chegou em casa e fechou-se no quarto a chorar. Só eu o consegui acalmar e disse-me uma coisa que me marcou até hoje: "Mana já não vou sofrer na vida mais do que sofri na escola".
Chorei com ele, mas não desistimos... existiram pessoas que foram anjos na caminhada. Fez o 9º ano e foi para a Secundária para um curso que nada tinha a ver com ele mandado pela psicóloga!!! Claro que não conseguiu ter sucesso, apesar das muitas explicações, porém foi nesta altura que o grande homem se foi mostrando... delegado de turma, fez parte da comissão de escola e da associação de pais, participou em inumeras actividades extra-curriculares.
A directora da escola sugeriu a mudança para um novo curso "que é a cara dele" - Técnico de Acção Social.
Três anos depois, já tem um diploma profissional. Teve 17 no Estágio e também na Prova de Aptidão Profissional.. a nota mais baixa foi o 10 a Português, de resto só de 12 para cima!!!
Dia 7 sairam os resultados dos exames nacionais: 10 a Português (que equivale a 20 podem crer).
Segunda-feira vou ter o prazer de ir com ele a C.B. fazer a candidatura ao ENSINO SUPERIOR.
Sei que vai começar outra luta, eu sei. Mas tenho plena certeza que vai conseguir, se não for em 3 é em 6!